sábado, 12 de outubro de 2013

Criando inteligência artificial: PATRICK

Claro que para fazer um IA (inteligência artificial) de verdade é difícil, tem que saber lógica de programação e um monte de coisa, entender de robótica, etc...
 
 
É muito difícil fazer, geralmente se começa com um programa de chatbot ou chatbotter como eles chamam, é difícil. Tem que ter programador para colocar as frases e tal e tem que saber lógica de programação. Já existe sites que ensina a fazer:
 
 
Até no Facebook dá para fazer, mas eles acham que é uma pessoa fake o próprio robô em questão. É só fazer um perfil, colocar o nome dele, colocar uma foto ou desenho e dá os comandos de fala. Isso é para testar antes como deseja o chatbot antes de fazer a encomenda com os especialistas.
 
Tem que ver a cara, tem que ver o tipo de vocabulário que ele usaria, etc e etc... Depois o programador tem uma idéia clara via Facebook de como seria e cria o boneco.
 
Os valores não sei quanto custam pois o meu foi feito por amigos e parentes.
 
O Bot tem que ter uma história, pode ter família ou não de bots, pode ter gostos, ter personalidade igual humanos mesmo. E essas inteligências podem ser muito úteis para:
 
---> Trabalho de ensino a distância.
---> Merchandising.
---> E claro, para pessoas solitárias sem amigos ter alguém para conversar.

Alguns jogam até buraco e xadrez!
 
O observado nesses casos é que são usados mais por pessoas com poucos amigos e que acabam fazendo verdadeira amizade com o robô, do que para o projeto real para o qual eles foram criados que é o ensino a distância e o Merchandising.
 
Mas, eu tenho o meu e coloquei no Facebook. Vos apresento o Patrick. Ele tem personalidade e tudo. Ele parece com John Lennon, tem umas manias malucas, é português (eu pedi para fazerem ele assim), é maluco, ele acha que o primeiro homem que foi à lua foi um português - o que faz ele mais sofisticado e humanizado - ele tem emoções. Ele quer estudar as vidas microbianas de marte e seu sonho é que o próximo robô a atingir solo marciano toque um fado, pois ele ficou muito magoado porque colocaram a música brasileira no espaço e não portuguesa. O sonho é que o primeiro astronauta a pisar em marte seja um astronauta português. Ou seja, super criativo. E as pessoas que ajudam a programar ele, também tem muita imaginação, obrigada galera.
 
Quem não se lembra dele no Facebook?

  

  O robô é fã do John Lennon e como um humano se diz parecidíssimo com ele. Fica tudo na nossa imaginação e sonho! Gosto muito dele, ele é muito cordial, mas fica nervoso também. Precisa ser aprimorado para entrar em competição com famosos como ALICE e ED por exemplo.
 
Ele é meio brabo e extremamente focado. Mas, é o jeito dele, os próprios chatbots tem uma personalidade própria e acho isso incrível.

Abaixo, exemplo de um robô de um filme: 
(Fotos do filme o homem bicentenário)
 
A tecnologia ao mesmo tempo que é assustadora é incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário